Como montar uma academia de CrossFit
PISO PARA ACADEMIA

Como montar uma academia de CrossFit

Hoje eu vou te mostrar como montar uma academia de CrossFit. Afinal, atualmente muita gente está interessada em investir nesse tipo de empreendimento – tenho certeza que a leitura vai te ajudar.

Esse é um método de treinamento esportivo que tem se popularizado rapidamente no Brasil e é por isso que nesse artigo eu vou te explicar no que consiste o treinamento, quais são seus benefícios e como isso pode gerar bons rendimentos.

CrossFit é uma marca registrada nos Estados Unidos pelo preparador físico Greg Glassman nos anos 2000. O método de treinamento, inspirado em exercícios militares, tem se espalhado graças à possibilidade de qualquer pessoa abrir um “box” (nome dado às filiais) em qualquer lugar do mundo.

Como as pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter um estilo saudável e o corpo em forma, saber como montar uma academia de CrossFit se transforma em uma oportunidade incrível.

O que é o treinamento CrossFit


A primeira coisa sobre como montar uma academia de Crossfit é entender o que significa esse treinamento de verdade. Não dá para ser dono de algo que você não compreende, não é?

Pois então! Basicamente, o CrossFit é um método de treinamento esportivo que se utiliza de diversos tipos de exercícios físicos, como levantamento de peso olímpico (LPO), atividades aeróbicas (como ciclismo, corrida e remo) e ginástica olímpica.

A intensidade dos exercícios muda de acordo com a resistência do aluno, gerando atividades diversas todos os dias. O que mais chama atenção é o resultado no físico do praticante.

Os treinos pesados e intensos tem um resultado muito positivo no corpo, queimando calorias, gordura e definindo o corpo inteiro como um todo, gerando alta resistência.

Porque o CrossFit faz tanto sucesso

O investimento em boxes de CrossFit tem crescido aceleradamente no Brasil e tem sido muito maior, em porcentual, do que o crescimento de academias.

Isso evidencia que a modalidade chegou para ficar e que, quem investir nela, poderá ter grande rentabilidade e ótimos lucros. E o melhor: qualquer pessoa pode praticar os exercícios!

Não foi a toa que resolvi te mostrar como montar uma academia de Crossfit: esse é o negócio do momento! Além de ganhar dinheiro você vai ajudar pessoas a mudar a qualidade de vida!

O sucesso do treinamento em todo o mundo pode ser justificado por dois motivos:

Primeiro, o CrossFit oferece exercícios dinâmicos e rápidos não presentes nas academias tradicionais, que oferecem treinamentos repetitivos, o que acaba desmotivando os alunos.

Segundo, a combinação dos exercícios pode trazer muitos benefícios à saúde. Dentre eles, podemos citar a melhora da resistência cardiorrespiratória, o desenvolvimento de capacidades físicas como força, velocidade, flexibilidade, agilidade e coordenação, e o impacto direto sobre o colesterol ruim, pressão sanguínea, saúde do cérebro e dos ossos.

O CrossFit também auxilia no emagrecimento e estimula a parte psicológica dos alunos, com a superação de limites e força de vontade. Isso mostra que você deve sempre levar em consideração as necessidades individuais de cada participante.

Como montar uma academia de CrossFit: Dicas para você!

Atualmente, diversos países possuem boxes afiliados, embora a maior concentração de atividades ainda esteja nos Estados Unidos.

No Brasil, que possui mais de mil filiais da CrossFit e é o segundo país com maior número de boxes, o negócio vem crescendo e muitas pessoas já enxergam nesse investimento uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Se você está interessado em abrir o seu box, nós vamos te dar algumas dicas valiosas sobre como montar uma academia de CrossFit.

Se você levar em consideração até mesmo os detalhes, eu tenho certeza que terá mais chances de acertar e de fazer o seu negócio ter sucesso.

1 – Investimento inicial

Você deverá desembolsar, pelo menos, R$ 50 mil para abrir uma academia de Crossfit, pois além do espaço físico, que precisa ser bacana, você deve contar com uma equipe de profissionais qualificados e com um bom método de condicionamento físico.

Além disso, você deve investir em equipamentos de qualidade. A boa notícia é que estes são mais baratos em relação aos utilizados em academias tradicionais e você pode negociar direto com algum fabricante.

Para garantir a durabilidade e funcionamento dos equipamentos, faça limpezas e lubrificações frequentes. Isso também se chama preservar seu dinheiro.

Alguns exemplos de equipamentos que você precisará para abrir o seu box são:

  • Barras olímpicas;
  • Anilhas;
  • Bolas para agachamentos conhecidas como medicine ball;
  • Cordas;
  • Box jump para pular.

Lembre-se de pesquisar se já existem outros boxes em funcionamento na região (para isso, você pode acessar o site da empresa norte-americana e conferir os endereços das filiais no Brasil).

Outra questão a ser esclarecida é que, para abrir um box, é necessário fazer o licenciamento da marca e pagar uma anuidade à empresa detentora da marca CrossFit.

2 – Tenha uma boa rede de contatos

Mais do que uma dica sobre como montar uma academia de CrossFit, essa é uma regra: tenha uma boa rede de relacionamento.

Em outras palavras, para iniciar o seu negócio, conte com o auxílio de profissionais e empresas do setor para garantir que o seu box terá espaço físico suficiente, bons equipamentos e possibilidades de expansão futura.

3 – Funcionamento das aulas

Para que o seu box tenha sucesso, você deve conhecer algumas informações importantes sobre o treinamento de CrossFit, como, por exemplo, o funcionamento das aulas.

Com duração média de uma hora, cada aula é dividida em três etapas. Na primeira, o aluno faz um aquecimento e um alongamento dinâmico. Em seguida, aprende algumas técnicas e exercícios para, finalmente, poder executá-los na última etapa do treinamento, chamada de WOD (Work Out of The Day).

A execução das atividades aprendidas é feita de forma intensa, ou seja, realizando a maior quantidade de exercícios em um determinado tempo.

Como você pôde notar, a terceira etapa tem um nome em inglês. A explicação para isso é que cada movimento tem um nome e, para seguir um padrão, esse nome geralmente está em inglês.

Outro termo muito utilizado é o benchmark WOD, uma espécie de medidor da sua evolução nos treinamentos e que serve também para medir o seu progresso em relação a praticantes do mundo todo.

Embora os exercícios sejam puxados, você deve esclarecer a seus futuros alunos que as atividades podem ser praticadas também por iniciantes.

Isso porque as quatro primeiras aulas do CrossFit servem para que o treinador avalie o aluno e identifique suas principais necessidades e restrições.

4 – Espaço para montar o seu box

montar uma academia de crossfit

Na hora de planejar como abrir um box de CrossFit, fique atento ao tamanho do local onde serão realizados os treinamentos.

É muito mais rentável você garantir, no início do investimento, que o espaço é suficiente para que os alunos se exercitem sem se tocarem, do que precisar realizar uma reforma de expansão do box.

Tenha em mente que o local também precisa ser arejado para garantir o conforto dos alunos mesmo durante os treinamentos pesados. Além do mais, escolha um espaço que lhe permita ampliar o negócio quando necessário.

5 – Número de alunos por turma

O número de alunos para cada treinador deve estar entre 10 e 12. Isso irá garantir a organização do local de treinamento, pois evitará que o box fique muito cheio em determinados horários, e a eficiência dos exercícios individuais, pois o treinador poderá acompanhar de perto cada um dos alunos.

6 – Faça promoções!

Para começar o seu negócio, é bacana que você ofereça algumas promoções já no início, mesmo que pareça que você está sofrendo prejuízo.

Tenha em mente que algumas ações serão vantajosas em longo prazo, como a oferta de planos semestrais ou anuais, descontos para quem indicar um amigo, aulas em locais externos ou venda de produtos personalizados, como camisetas e acessórios.

Fazer promoção é uma das melhores formas de divulgar um negócio. Tenha certeza que esse pequeno investimento vai te gerar muito mais faturamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho

Orçamento Fale Conosco